Os grandes vencedores da 3.ª edição do FCT NOVA CHALLENGE serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios marcada para o próximo dia 8 de Junho de 2018.
O Programa do evento, entre outras surpresas (a anunciar brevemente), conta com a participação especial de António Câmara, na qualidade de Keynote Speaker, numa apresentação em formato “Ted Talk” sobre o Futuro.
Em 1900 ser jovem era incrivelmente excitante. O desenvolvimento pioneiro do cinema, indústria automóvel e aeronáutica, e de medicamentos eficazes prometia a criação de um Novo Mundo.
Durante mais de 100 anos, a progressão foi lenta. Agora vivemos, de novo, num período revolucionário. As histórias serão contadas em realidade virtual e aumentada, os carros poderão voar, vamos chegar a Marte, e a Medicina vai sofrer mudanças profundas. A Internet passará a ser de "Everything", ajudando-nos a resolver problemas locais mas também globais, como as Mudanças Climáticas.
Mas há uma diferença substancial em relação a 1900: hoje, qualquer pessoa em qualquer parte do Mundo pode participar na revolução, se inserida no ecossistema apropriado; a FCT NOVA criou um ecossistema fantástico neste Campus, com centros de investigação e empresas de classe mundial. Aqui vocês vão poder inventar o Futuro.
António Câmara é Professor Catedrático na FCT NOVA. Foi Professor Visitante em Cornell e MIT. Desenvolveu trabalho pioneiro em realidade virtual, realidade aumentada, e computação invisível. Esse trabalho deu origem à YDreams Global e Ynvisible, as duas únicas empresas tecnológicas Portuguesas cotadas em Bolsas internacionais. A YDreams desenvolveu o primeiro jogo com o Cristiano Ronaldo (em 2006), e criou recentemente a Arkave para jogos de realidade virtual. A Ynvisible desenvolve os ecrãs mais eficientes, sob o ponto de vista energético, no Globo. Estas empresas receberam 27 prémios internacionais, e foram tema de reportagens nos principais media globais. Desenvolveram 1300 projectos em mais de 30 países, para clientes como a Nike, Adidas, Disney, NBA, Lego, Intel, e muitos outros. António Câmara recebeu vinte prémios individuais, salientando-se o Prémio Pessoa em 2006, e a Entrepreneur of the Year Award da União Europeia em 2008. Desenvolve actualmente o ARIA, um novo "browser" para a Internet of Everything. Está ainda envolvido no desenvolvimento de um novo carro eléctrico, e de veículos aquáticos autónomos.