Há cinco novos "cientistas e engenheiros" a caminho da NASA

11-06-2019

Vencedores FCT NOVA Challenge 2019

 

Joana dos Santos, Isac Bento, Francisca Correia, Ana Sousa, Joana Santos são os mais recentes nomes da lista exclusiva de alunos pré-universitários que venceram o concurso FCT NOVA Challenge e ganharam uma viagem à NASA.

O FCT NOVA Challenge é o único concurso oferecido por uma Instituição de Ensino Superior Pública que oferece uma viagem à NASA aos vencedores.

"A FCT NOVA está a fazer um trabalho inovador e a criar ligações fortes com a indústria, razão pela qual é uma das faculdades com maior taxa de empregabilidade do país. Além disso, este concurso é um excelente exemplo de como se forma a próxima geração de inovadores e empreendedores" afirmou a Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA, Herro Mustafa.

A entrega de prémios da 4.ª edição decorreu durante a tarde de dia 7 de junho, no Grande Auditório da FCT NOVA. Dos 51 projetos de ciência e engenharia submetidos, 12 conseguiram o mérito de serem finalistas. Mas no final, só podia haver um vencedor.

A equipa OJ=mC2 da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, de São João da Madeira, coordenada por Alexandre Gomes, foi a que mais impressionou os membros do júri e por isso conquistaram a visita ao Centro da NASA, em Washington, D.C. “Na nossa escola há diversas pessoas com limitações na mobilidade, o que nos motivou a conceber e a apresentar um projeto que lhes pudesse facilitar o dia a dia”, explicam na apresentação do projeto “Física Telepátia”. Com esta motivação em mente, os cinco alunos propuseram um novo sistema de controlo de cadeiras de rodas, com base em sensores de movimento, que vem rivalizar com os já existentes. “É mais barato,mais higiénico, mais confortável e é simples de aprender a usar. Pode incluir-se no sistema mecanismos de auxílio à mobilidade como, por exemplo, iluminação automática ou deteção de obstáculos através da criação de barreiras virtuais”, explicam os alunos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior.

Em segundo lugar ficou a equipa da Escola Secundária da Maia, Greenway. Rita Duarte, Rafael Martins e Beatriz Ferreira, coordenados por Isabel Allen e Manuela Pinho, repensaram os pavimentos das estradas e querem reutilizar materiais como borracha recuperada de pneus, plástico e vidro. Com estes materiais, o novo pavimento será mais amigo do ambiente, será otimizado para reduzir o ruído de contacto pneu-pavimento, terá a capacidade de captar poluentes e potenciará a redução de uso de energia elétrica pública.

De Almada chegou o terceiro lugar, atribuído à equipa PbGirls, formada pelas estudantes Inês Jesus, Alice Neves, Beatriz Comparado e Gabriela Godinho, com a coordenação de Paula Paiva e Telma Rodrigues da Escola Secundária Daniel Sampaio. Preocupadas com o ambiente e a contaminação dos oceanos, as alunas recorreram ao polvo para perceber o quão contaminado está o oceano porque, para além de muito usado na gastronomia portuguesa, acumula metais pesados no hepatopâncreas. “No decorrer do trabalho, surgiu a necessidade de identificar potenciais soluções para a extração dos metais e possível reutilização na indústria, reduzindo os níveis de contaminação dos seres vivos e, por consequência, dos oceanos”, esclarecem.

A sessão de entrega de prémios, que teve lugar no Grande Auditório da FCT NOVA, contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, da Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA, Herro Mustafa e do Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado. Ainda foi possivel assistir às atuações da Tuna Maria e da anTUNiA.

O concurso FCT NOVA Challenge é organizado pela FCT NOVA e tem o apoio da Embaixada dos EUA em Portugal e da Direção-Geral da Educação.

Conheça os projetos merecedores de menções honrosas

BioResistance Game

Através de um jogo de cartas, a equipa de Évora, pretende sensibilizar e educar a sociedade para a problemática da resistência dos microrganismos aos antibióticos, dando a conhecer algumas das principais bactérias responsáveis por infeções hospitalares, assim como bactérias extremamente importantes para o mundo da Microbiologia. No jogo, será dada a conhecer a diferença entre resistência bacteriana inata e adquirida e entre agentes infecciosos causadores de infecções bacterianas e de infecções virais.

SEWI - Saving Energy With Innovation

De Valongo chega-nos uma aplicação para telemóvel que quer consciencializar para a poupança de energia, permitindo acompanhar em tempo real os gastos, com gráficos elucidativos, e dando sugestões para um consumo mais responsável.

Influência do protetor solar no desenvolvimento de Raphanus sativus L., 1753

O protetor solar influencia os recursos hídricos da agricultura? Foi a pensar neste problema que a equipa do Externato Marista de Lisboa usou o rabanete para testar até que ponto os químicos constituintes dos protetores solares afetam de forma negativa o desenvolvimento desta hortaliça.

Biodegradação de polietileno por espécies de Pseudomonas e Streptomyces

A equipa do Colégio Santa Doroteia quer acabar com os plásticos e para isso propõem a aceleração da biodegradação de Polietilenos de Baixa Densidade (LDPE's) com recurso a microrganismos recolhidos do solo.

4Students

Na Escola Secundária de Resende, os alunos sentiram necessidade de mais organização e por isso criaram uma aplicação móvel para resolver este problema. Com esta app, o aluno e o estudante vão poder a aceder a diferentes funcionalidades, como agenda, horário, eventos e centro de estudo. Segundo os estudantes, esta aplicação tem a vantagem de estar adaptada ao sistema de ensino português.

Fora de alcance, a solução!

O problema da mobilidade reduzida voltou a inspirar os alunos nesta competição. Desta vez foi a equipa de S. Brás de Alportel com uma garra robótica que permite devolver a liberdade de movimentos a quem sofre com mobilidade reduzida. Conscientes de que o sistema está amplamente explorado, estes alunos inovam no material. ”Atendendo ao facto de sermos oriundos de São Brás de Alportel, terra conhecida como o berço da cortiça, estamos a desenvolver um processo de impressão 3D que emula a complexa estrutura dos ossos, onde iremos usar um filamento inovador, conhecido como «corkfill»“, justificam.

Halobactérias-uma bomba anti-sal

A equipa de Ovar repensou como se pode fazer agricultura. O uso de uma bactéria que se desenvolve no sal (halobactéria) pode ser a solução económica e simples para controlar a salinidade dos solos, em contraste com os atuais processos que se têm provado pouco eficazes. ”A sua aplicação nos sistemas de rega não iria obrigar a grandes mudanças no orçamento de quem quisesse reutilizar campos abandonados, pelo que consideramos o nosso projeto inovador e viável, tanto em termos experimentais como em termos económicos”, afirmam.

Biorremediação: Lentilha vs Agrião

Tornar a água potável com recurso a plantas é a premissa deste projeto que comparou a capacidade de filtrar de duas espécies. “Utilizámos uma planta bastante comum e comestível (o agrião) e fizemos a comparação com uma cuja capacidade filtradora já era efetivamente conhecida (a lentilha d’água)”, revelam.

Água descascaminada

A equipa da Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro, confrontada com as notícias sobre os níveis elevados de mercúrio na ria de Aveiro, resolveu analisar o problema. Estudaram os níveis de toxicidade nos mexilhões Mytilus galloprovincialis e testaram a eficácia de remoção de mercúrio com a utilização de biossorventes - cascas de amendoim. “Os resultados foram positivos, pois com uma prática simples e de baixo custo, as concentrações de mercúrio diminuíram significativamente”, afirmam. Agora querem incentivar as indústrias a descontaminar efluentes poluídos.

 

Veja todas as fotos do evento aqui.

Assita ao vídeo de apresentação das equipas aqui.

Na imprensa

"Alunos da Escola Oliveira Júnior de S. João da Madeira vencem edição de 2019 do FCT Nova Challenge" (PGuimarães)

"Da FCT NOVA para a NASA" (Mais Superior)