FAQ's

Em que consiste a primeira fase da candidatura?

A primeira fase consiste na manifestação de interesse de participação no concurso. Para o efeito deverá inscrever o grupo na plataforma http://www.novachallenge.fct.unl.pt.

(ir para o topo)

Posso incluir no meu grupo alunos da mesma Escola, mas de outras turmas?

Sim, desde que sejam turmas do 12.º ano.

(ir para o topo)

Qual o papel do Professor Coordenador do projeto?

O Professor Coordenador do projeto deverá orientar os alunos durante o trabalho e será o elo de ligação à FCT NOVA. Cada Professor Coordenador poderá coordenar até três grupos. Poderá, ainda, existir um Professor Co-orientador que participará na orientação dos trabalhos.

(ir para o topo)

Posso submeter um trabalho no âmbito das Ciências Sociais?

Não. Os trabalhos devem enquadrar-se nas Ciências, Tecnologia e Engenharia das áreas científicas do Ambiente, Biologia, Bioquímica, Biomédica, Civil, Eletrotecnia, Física, Gestão Industrial, Geologia, Informática, Matemática, Materiais, Mecânica e Química.

(ir para o topo)

Posso colocar apenas duas áreas científicas?

Sim. Como pode verificar no art. 4.º do regulamento, os trabalhos submetidos podem ser enquadrados no máximo em três áreas.

(ir para o topo)

Em que consiste a segunda fase da candidatura?

A segunda fase consiste em submeter o projeto/trabalho científico, preenchendo o formulário próprio na plataforma do concurso, bem como o vídeo no formato MPEG4.

(ir para o topo)

Como serão avaliados os projetos/trabalhos científicos?

Os trabalhos/projetos científicos serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:

  1. Criatividade/Originalidade/Inovação. O projeto/trabalho científico descreve um produto novo, único, original? Apresenta uma solução/resposta a um problema? O que adiciona o projeto/trabalho científico ao conhecimento já existente?
  2. Exequibilidade/Impacto. O projeto/trabalho é aplicável? Pode ser realizado do ponto de vista técnico? O projeto/trabalho científico é útil? O produto final tem valor (económico, social, ambiental, etc.)?
  3. Rigor/Clareza na exposição/apresentação do projeto. Neste caso pretende-se avaliar a forma como o projeto/trabalho é descrito no formulário de submissão e no vídeo. A ideia subjacente, os princípios científicos, a originalidade e inovação foram especificados de uma forma clara?

(ir para o topo)

Em que consiste a terceira fase de candidatura?

Os grupos que submeteram trabalhos com sucesso na segunda fase, terão que se preparar para o apresentarem. Esta apresentação terá lugar na sessão de entrega de prémios, a realizar na FCT NOVA na data indicada na adenda do edital do concurso.

(ir para o topo)

O que se pretende com a descrição do projeto/trabalho científico, em vídeo?

Deve realizar um vídeo ilustrativo do trabalho com a duração máxima de seis minutos.

(ir para o topo)

Os 8 segundos do vídeo que melhor identificam o trabalho têm de ser seguidos?

Não. Os 8 segundos que melhor descreverem o trabalho podem ser seguidos ou interpolados.

(ir para o topo)

O que vai acontecer na sessão de entrega de prémios?

Primeiramente a lista dos projetos/trabalhos finalistas será apresentada. De seguida, cada grupo finalista fará a apresentação do trabalho. Finalmente serão divulgados os grupos vencedores e entregues os prémios.

(ir para o topo)

Em que consiste a apresentação do trabalho na sessão de entrega de prémios?

Cada grupo terá três minutos para falar sobre o seu trabalho, podendo apresentar materiais complementares de apoio (ex. protótipo, maquetas, produtos). Dadas as limitações de tempo não poderão trazer materiais audiovisuais (ex. powerpoint, vídeo).

(ir para o topo)

Todos os grupos apresentam o trabalho na sessão de entrega de prémios?

Não. Todos os grupos devem ter a apresentação preparada; porém, apenas os finalistas subirão ao palco para falar sobre o seu trabalho.

(ir para o topo)

Quando são divulgados os grupos finalistas?

No dia da sessão de entrega de prémios.

(ir para o topo)

Há possibilidade de apresentar recurso?

Não. Tal como está descrito no artigo 5.º, as decisões do júri são soberanas e, por este facto, não é possível apresentar recurso.

(ir para o topo)