Destinatários

O Concurso FCT NOVA Challenge é de âmbito nacional e, nesta edição, está aberto a todos os alunos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário, do 12.º ano de escolaridade, do ensino público e privado.

Organização

O Concurso realiza-se em três fases:

1.ª FASE: Cada grupo deverá manifestar o interesse de participação através da plataforma do FCT NOVA Challenge para o efeito, em www.novachallenge.fct.unl.pt, devendo preencher os seguintes campos:

a) Identificação dos estudantes pertencentes ao grupo;

b) Identificação do(s) professor(es) que orientam o grupo, devendo um deles, no caso de haver dois professores, identificar-se como Coordenador; este será o elo de ligação à FCT NOVA;

c) Identificação da Escola a que pertence a equipa;

d) Indicação da(s) área(s) científica(s), até três, que são abrangidas pelo projeto idealizado, podendo sofrer ajustamentos aquando da apresentação final do projeto/trabalho científico na 2.ª fase.

2.ª FASE: Após a sua conclusão, nos prazos previstos no presente regulamento, os projetos/trabalhos científicos desenvolvidos pelo grupo são submetidos na mesma plataforma, devendo constar:

a) Título do projeto/trabalho científico;

b) Objetivo do trabalho apresentado (máximo de 150 palavras);

c) Resumo do projeto/trabalho científico especificando os seus pontos mais relevantes, num total de 500 palavras;

d) Descrição da inovação/originalidade do projeto/trabalho científico (máximo de 150 palavras);

e) Exequibilidade/Impacto do trabalho (máximo de 150 palavras);

f) Descrição do projeto em vídeo num máximo de seis minutos gravados em formato MPEG4.

3.ª FASE: Após a avaliação dos trabalhos, nos moldes previstos no Artigo 5.º do presente Regulamento, haverá uma sessão final pública realizada na FCT NOVA, com a presença de todos os grupos que concluíram a 2.ª fase. Nesta sessão, será divulgada a seriação dos grupos candidatos e os premiados. Os 12 projetos finalistas serão convidados a apresentar oralmente os seus trabalhos, podendo esta apresentação incluir protótipos. A sessão de apresentação será aberta aos alunos e professores concorrentes, aos seus convidados, incluindo pais e encarregados de educação, bem como aos dirigentes das Escolas envolvidas.

Anualmente é publicada uma adenda ao edital com o calendário do concurso.

A partir da 3.ª edição, o calendário do concurso será divulgado na página www.novachallenge.fct.unl.pt, no início de cada ano letivo.

Para esclarecimentos, deverá ser consultada a lista de “Perguntas mais frequentes” (FAQs).