Organização do concurso

O concurso “FCT NOVA Challenge” realiza-se em três fases, a saber:

1.ª FASE
Cada grupo deverá manifestar o interesse de participação através da plataforma do “FCT NOVA Challenge” construída para o efeito, em http://www.novachallenge.fct.unl.pt, devendo preencher os seguintes campos:
a) Identificação dos estudantes pertencentes ao grupo;
b) Identificação do(s) professor(es) que orientam o grupo, devendo um deles, no caso de haver dois professores, identificar-se como coordenador; este será o elo de ligação à FCT NOVA;
c) Identificação da Escola/Agrupamento de Escolas a que pertence a equipa;
d) Indicação da(s) área(s) científica(s), até 3, que são abrangidas pelo projeto idealizado, podendo sofrer ajustamentos aquando da apresentação final do projeto/trabalho científico na 2.ª fase.

2.ª FASE
Após a sua conclusão nos prazos previsto no presente regulamento, os projetos/trabalhos científicos desenvolvidos pelo grupo são submetidos na mesma plataforma, devendo constar:
a) Título do projeto/trabalho científico;
b) Objetivo do trabalho apresentado no projeto (máximo de 150 palavras);
c) Resumo do projeto/trabalho científico especificando os seus pontos mais relevantes, num total de 500 palavras;

d) Descrição do projeto em vídeo num máximo de 6 minutos gravados em formato MPEG4.

3.ª FASE
Após a avaliação dos trabalhos, nos moldes previstos no Artigo 5.º do presente Regulamento, haverá uma sessão final pública realizada na FCT NOVA, com a presença de todos os grupos que concluiram a 2.ª fase, onde serão mostrados os trabalhos podendo, nesta altura, ser apresentados materiais complementares de apoio produzidos por cada grupo, incluindo os protótipos construídos, se for esse o caso.

Na sessão prevista para a 3.ª fase será divulgada a seriação dos grupos candidatos e os premiados.

Esta sessão será aberta aos alunos e professores concorrentes, a todos os alunos e professores das Escolas/Agrupamentos de Escolas concorrentes, aos seus convidados, incluindo pais e encarregados de educação, bem como aos Diretores das turmas e Dirigentes das Escolas / Agrupamentos de Escolas envolvidos.